A partir das conversas do Piqué na visita ao Brasil, em agosto último, ele me pediu a gentileza de reforçar com autoridades de Campo Alegre que ele está à disposição para receber a todos em Barcelona durante o Smart City Expo World Congress 2017, evento de renome mundial sobre o tema smart cities, reunindo experts, soluções e demandas de todas as partes do mundo.

  1. Os temas do congresso/2017 serão:
    Governance
  2. What does good governance really mean today?
  3. Sustainability
    Cities leading the global fight against climate change
  4. Mobility
    Is urban mobility meant to be driverless?
  5. Circular Economy
    Taking transformative actions to a circular future
  6. Safe Cities
    Making our cities safer
  7. Society
    Empowering people to tackle social challenges
  8. Economy
    Why new urban economies make sense for a sustainable development
  9. Data & Technology
    How disruptive technologies are re-shaping cities.

Neste evento, com a coodenação do Sr. Piqué, os brasileiros terão acesso a um network exclusivo nas áreas tecnológica, governamental e empresarial.

A fim de otimizar ao máximo a ida a Barcelona para benchmarking, coleta de novas informações e ideias que vocês poderão canalizar para o projeto “Joinvalle” (não se se acertei a grafia!), Piqué organizou uma série de eventos paralelos, inclusive com reunião com os atuais dirigentes da Prefeitura de Barcelona, o que denominou de BARCELONA SMART CITY WEEK.

A programação da BARCELONA SMART CITY WEEK será realizada entre 13 e 17 de novembro próximo incluindo o congresso e foi pessoalmente projetada pelo Piqué a partir das interações que teve aqui no Brasil. Isto significa um wokshop sobre cidades inteligentes especialmente desenvolvido a partir dos desafios das cidades dos participantes (temas podem ser solicitados), onde serão tratados com experts conceitos e soluções sobre distritos de inovação, smart city e living labs; políticas e estratégias de ocupação humana segundo estes vieses, assim como políticas e estratégias de empreendedorismo e inovação empresarial.

A fim de operacionalizar os trabalhos desde o Brasil, a empresa do Carlos Olsen está responsável.

Envio anexo material para que você conheça a proposta na íntegra. Fico à disposição para qualquer esclarecimento ou mediar qualquer pedido especial que porventura tenha.

Abç.

Andréa M. B. Tamanine, Dra.
Pós-doutora em Gestão de Parques Tecnológicos – Área de Transferência de Tecnologia
Núcleo de Inovação e Propriedade Intelectual
Universidade da Região de Joinville/ UNIVILLE
Santa Catarina – Brasil